IGP contra o desmatamento: Seção de Perícias Ambientais estima prejuízo de mais de R$125 milhões causado por danos a vegetações
Publicação:

Após relatório feito anualmente, a Seção de Perícias Ambientais constatou o prejuízo causado pelo desmatamento no Rio Grande do Sul. Depois de feita a análise de 300 laudos, relativos a uma área de aproximadamente 594 hectares de terras, que foram expedidos entre dezembro de 2022 e novembro 2023, foi estimada a perda de R$125.169.860,12. Este valor corresponde ao custo dos serviços ambientais prestados pela vegetação, como manutenção do clima, controle da erosão e polinização da área.

Para chegar nesse número, foi levado em conta o processo de desenvolvimento da vegetação (inicial, médio ou avançado), se a área afetada era próxima de florestas nativas, lavouras ou centros urbanos e também se existiam restrições legais para ocupação (área de preservação, unidade de conservação ou reserva legal, por exemplo).
Os peritos conseguiram realizar o mapeamento e a identificação de vegetações atingidas por meio de imagens de satélite e drones comandados pelos próprios agentes do IGP, isso somado a dados da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Cadastro Ambiental Rural (Car).
Texto: Lucas Goulart/IGP
Edição: Lurdinha Matos/SSP