IGP contra o desmatamento: Seção Ambiental de Perícias presta auxílio em operação no combate ao danos causados na Mata Atlântica
Publicação:

Na última quinzena de novembro, entre os dias 16/11 e 30/11, o Instituto Geral de Perícias (IGP), por meio da Seção de Perícias Ambientais, colaborou com a operação “Bioma Mata Atlântica em Pé”.
A ação foi coordenada pelo COAMA (Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente), órgão auxiliar do Ministério Público do Rio Grande do Sul. O IGP foi integrado na operação realizando perícias de áreas irregulares no interior do Estado, por meio de alertas da plataforma “Mapbiomas”.
No total, a participação da Seção de Perícias Ambientais resultou em 103 polígonos de alertas atendidos, com 19 locais atendidos pessoalmente e outros 33 atendidos remotamente.
Importante ressaltar que as ações foram bastante dificultadas por conta das chuvas constantes durante o período de atuação, tornando extremamente complexo o deslocamento e levantamento a campo, em áreas muito arriscadas para as equipes.
“O trabalho da perícia criminal ambiental gaúcha é essencial na obtenção de provas robustas que permitam o encaminhamento das penalizações dos crimes ambientais, colaborando para a proteção dos bens ambientais que são direitos de todos”. Afirmou a Chefe da Seção Ambiental, perita criminal Renata Cardoso Vieira.
Também participaram da operação agentes do IBAMA, FEPAM, SEMA e o Batalhão Ambiental da Brigada Militar, atendendo as seguintes cidades: Anta Gorda, Barros Cassal, Boa Vista do Sul, Carlos Gomes, Casca, Ciríaco, Encantado, Gentil, Gramado Xavier, Harmonia, Ipê, Lagoa Vermelha, Lagoão, Maratá, Marau, Marcelino Ramos, Maximiliano de Almeida, Nova Bréscia, Poço das Antas, Protásio Alves, Putinga, Roca Sales, São Jorge, Tunas, Tupanci do Sul e Venâncio Aires.
Texto: Lucas Goulart/IGP
Edição: Lurdinha Matos/SSP