Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IGP atua em Operação de combate ao tráfico de drogas em Uruguaiana e região

Apreensões resultaram em cerca de 1,5 milhão em prejuízo para criminalidade

Publicação:

Equipe da 7a CRP durante Operação
Equipe da 7a CRP durante Operação - Foto: Divulgação/IGP

O IGP participou hoje (10) da Operação Centurião, de combate às atividades de uma organização criminosa responsável por crimes de tráfico de drogas, tortura e lavagem de dinheiro, que atuava nos municípios de Uruguaiana, Novo Hamburgo e São Marcos. A equipe da 7a Coordenadoria Regional de Perícias, formada por peritos criminais, perito médico-legista e técnicos em perícias dos Postos de Criminalística e Médico-Legal de Uruguaiana realizou os exames de lesão corporal nos indivíduos - etapa fundamental para a prisão.  

Foram cumpridas 38 ordens judiciais, entre mandados de prisão preventiva e mandados de busca e apreensão. As abordagens também ocorrem nos presídios de Uruguaiana, Charqueadas, Montenegro e na Cadeia Pública de Porto Alegre. Foram efetuadas 25 prisões.

A Operação é um desdobramento da Operação Hórus, que investiga crimes de lavagem de dinheiro, comprovou a existência de uma organização criminosa. As investigações duraram aproximadamente oito meses. Durante este período, foram realizadas diversas apreensões de drogas, armamentos, celulares e veículos. Estima-se o prejuízo de 1,5 milhão de reais ao crime no Estado. Além do IGP, participaram da Operação 185 policiais, da Polícia Civil, Brigada Militar, Força Nacional e Polícia Rodoviária Federal.

IGP-RS