Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IGP amplia em 100% atendimento em Uruguaiana

Implantação de segunda equipe permite deslocamento imediato nos horários mais críticos

Publicação:

Posto de Criminalística tem peritos criminais disponíveis 24 horas na cidade aos finais de semana
Posto de Criminalística tem peritos criminais disponíveis 24 horas na cidade aos finais de semana - Foto: Divulgação/IGP
Por Ascom/IGP

Desde o dia 15 de janeiro de 2021, o Posto de Criminalística de Uruguaiana conta com duas equipes de peritos criminais para atendimento a perícias de local de crime como em acidentes, homicídios, suicídios etc. O atendimento acontece de 2a a 6a, das 8h às 18h. De 6a feira a domingo, foi implementado o atendimento noturno, funcionando também das 18h às 8h. A ampliação foi possível graças ao chamamento dos aprovados no último concurso. O número de horas semanais em que o Posto de Criminalística presta atendimento imediato, ou seja, sem necessidade de deslocamento de equipe de outra cidade passou de 48 para 98 horas semanais, um aumento de 104% (ver tabela abaixo). Até 2020, o Posto de Criminalística funcionava das 8h30 às 18h, somente de 2a a 6a feira.

As ocorrências que acontecem no período da noite, entre 2a e 5a feira, são atendidas pelos peritos da equipe do Posto de Criminalística de Santana do Livramento. O deslocamento só inicia após a solicitação da Brigada Militar ou da Polícia Civil, ou seja, não é imediato ao fato. Essa logística também acontece em outros municípios do Estado.

Horário

2a feira

3a feira

4a feira

5a feira

6a feira

Sábado

Domingo

8h-18h

PC

Uruguaiana

PC

Uruguaiana

PC

Uruguaiana

PC

Uruguaiana

PC

Uruguaiana

PC

Uruguaiana

PC Uruguaiana

18h-08h

PC Livramento

PC Livramento

PC Livramento

PC Livramento

PC

Uruguaiana

PC

Uruguaiana

PC Livramento

Posto Médico-legal- o Posto Médico-Legal de Uruguaiana conta com dois Peritos médico-legistas e funciona das 8h às 20h, diariamente (como em todos os Postos do Estado). Com isso, todas as necrópsias são feitas no município, sem necessidade de deslocamento dos corpos. Já a clínica médica do PML - onde são realizados os atendimentos clínicos para verificação de embriaguez e violência sexual, entre outros- atende todas as 2as feiras, a partir das 10 horas e 5as feiras, a partir das 8h30m, por ordem de chegada. Para ser atendido é necessário encaminhamento pela Polícia Civil.

IGP-RS