Governo do Estado anuncia nomeação de aprovados em concurso do IGP
Em dois anos, quadro de servidores contará com aumento real de efetivo
Publicação:

O governador Eduardo Leite anunciou hoje (10), o cronograma de chamamento dos aprovados no concurso do IGP. Até 2022, serão chamados novos 170 servidores, entre Peritos Criminais, Peritos Médico-Legistas e Técnicos em Perícias. A primeira convocação deve acontecer em abril, totalizando 95 servidores a serem chamado ainda este ano. As próximas convocações estão previstas para Março de 2021 e Março de 2022.

Durante o anúncio, o governador Eduardo Leite destacou que o cronograma vai além da reposição do quadro de servidores. “Estaremos fazendo um aumento no efetivo, reconhecendo a importância da perícia como fundamental para o enfrentamento da criminalidade. Quanto melhor condição de exercer a atividade, teremos mais elucidação de crimes e consequentemente mais condições de dar as consequências a quem tiver praticado alguma atividade criminosa” destacou.
A atual gestão assumiu o Estado com um quadro de 256 peritos criminais e deverá terminar o mandato com 273 – conforme projeção de aposentadorias e chamamento de servidores do IGP.
A Diretora-Geral do IGP, Heloisa Kuser, saudou o anúncio. “O chamamento estava sendo demandado pela sociedade e pelos servidores, que se desdobravam para atender às solicitações. Os novos colegas devem incrementar o trabalho dos órgãos vinculadas à Secretaria de Segurança Pública no combate à criminalidade”. Conforme Heloisa, a partir da divulgação do cronograma deverão ser finalizados os estudos para determinar o município de lotação de cada servidor e o preparo do Curso de Formação, que deve durar três meses.

Viaturas – também hoje foram entregues pelo governador quatro viaturas Trailblazer, para uso das equipes em Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul e Pelotas. O valor total, de 798 mil reais, é proveniente de convênio com Ministério da Justiça. Além disso, foi entregue uma viatura S10 com cabine transformada para transporte de cadáveres (rabecão) no valor de 164 mil reais, doada pelo Ministério Público. Ela será utilizada para remoções na Região Metropolitana de Porto Alegre e no interior.
O quadro atual do IGP é de 758 servidores, entre técnicos em perícias, fotógrafos criminalísticos, peritos criminais, papiloscopistas e peritos médicos-legistas. O concurso público foi realizado em 2017. O processo de chamamento foi interrompido em agosto de 2019, após apontamentos do Tribunal de Contas do Estado, e retomado em 21 de novembro do ano passado.