Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Força-tarefa aumenta horário de atendimento em Uruguaiana

Posto de Identificação do município funcionará das 8h às 20h entre 13 e 17 de fevereiro

Publicação:

Mão coleta impressão digital de pessoa
Objetivo é reduzir a demanda por atendimentos no município - Foto: Divulgação/IGP
Por Ascom/ IGP

O Posto de Identificação do IGP em Uruguaiana (Av. Presidente Getúlio Vargas, 3905 ) atenderá com horário estendido dos dias 13 a 17 de fevereiro. O local vai funcionar das 8h às 20h para encaminhamento de carteira de identidade. A população poderá fazer o agendamento dos horários pelo site do IGP , mas também contará com o agendamento para o atendimento presencial no turno da tarde durante estes dias, conforme a demanda. Os agendamentos que já estão marcados pelo site serão realizados normalmente.

A força-tarefa tem por objetivo reduzir a demanda por atendimentos na região, que tradicionalmente cresce no período das férias de verão e em municípios que fazem fronteira com outros países. Para fazer o reforço no atendimento, três servidores de outras regiões foram deslocados para Uruguaiana.

 placa posto uruguaiana
Agendamento poderá ser feito pelo site e presencialmente, conforme demanda - Foto: Divulgação/IGP
Documentos necessários - para encaminhar a carteira de identidade é necessário apresentar a certidão correspondente ao estado civil atual, e emitida nos últimos dez anos. A certidão não pode estar rasgada, rasurada nem plastificada. O valor é gratuito para 1ª via, maiores de 65 anos e vítimas de roubo, desde que apresentem o boletim de ocorrência com motivo de roubo. Para 2ª via o valor da carteira, com prazo de entrega a partir de 15 dias úteis é de R$ 86,66. A carteira expressa, com entrega em até 7 dias úteis, custa R$ 112,66. Pessoas de baixa renda, que desejarem solicitar a gratuidade, terão a situação analisada no momento do atendimento. Não é necessário levar fotos.


O novo RG, que unifica o número do RG com o do CPF está disponível apenas para quem vai fazer a 1ª via do documento no Rio Grande do Sul. Nos demais casos, será emitido o documento no modelo atual, válido até 2032.

Para inclusão dos símbolos de acessibilidade, como deficiência física, auditiva, intelectual, visual e transtorno do espectro autista ou de condições de saúde como diabetes, surdez e hemofilia, entre outros, é necessário apresentar o laudo médico no momento do atendimento. Também é possível incluir, com a devida comprovação documental, o número do CPF, Carteira Nacional de Habilitação, SUS, Carteira Profissional, CNTPS, Título de Eleitor, bem como, mediante o respectivo exame sanguíneo, o tipo sanguíneo e fator RH.

IGP-RS