Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estoque de veículos à espera de perícia cai 60% em um ano

Tempo médio de espera por perícia na região Metropolitana também está menor

Publicação:

No site rs.gov.br, cidadão pode consultar andamento da perícia a veículo
No site rs.gov.br , cidadão pode consultar andamento da perícia a veículo - Foto: Divulgação
Por Ascom/IGP

Volume de veículos periciados foi maior do que a demanda em 2018
Volume de veículos periciados foi maior do que a demanda em 2018 - Foto: Divulgação
O volume de veículos que aguardam por perícia do IGP na região Metropolitana de Porto Alegre, Vale dos Sinos, Serra, Litoral e região de Passo Fundo diminuiu 60% em 12 meses. O estoque, que era de 779 veículos em agosto de 2018, passou para 315 em agosto de 2019. O levantamento é do Departamento de Criminalística, responsável pelas perícias de numeração identificadora de veículos. Esse tipo de trabalho é realizado quando há suspeita de adulteração de algum componente, como motor, vidros, placa ou chassi.

Já o volume de perícias realizadas no ano passado (3242) foi 20% maior do que o de novas solicitações (2691), o que possibilitou a redução da quantidade de carros que esperam pela avaliação. Atualmente, na região metropolitana, as perícias de veículos com suspeita de adulteração tem sido atendidas em um prazo médio de 30 dias. Por mês, são realizadas cerca de 250 perícias.

Esse resultado foi possível graças ao aumento de 7 para 12 peritos na Seção de Exame Pericial em Numeração Identificadora de Veículos Automotores (EPNIVA) e a prioridade no direcionamento das horas extras. “Estamos trabalhando para diminuir ainda mais os tempos de espera, sempre mantendo a qualidade do serviço prestado” afirma Sheila Wendt, Diretora do Departamento de Criminalística.

IGP-RS