Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Entrada garantida: IGP auxilia quem não levou o documento de identidade a entrar no Planeta Atlântida

Mais de quinhentas pessoas foram atendidas nos dois dias do festival

Publicação:

Quatro pessoas com camiseta e jaleco do IGP dentro do Posto com pessoas ao fundo
Servidores atuaram na identificação civil e na análise de drogas apreendidas - Foto: Ascom/IGP
Por Ascom/ IGP

O maior festival de música realizado no Rio Grande do Sul contou com a presença e os serviços do IGP. Um posto de Identificação montado na entrada do Planeta Atlântida, realizado na praia de Atlântida, no litoral norte gaúcho, permitiu a entrada aos que não estavam portando a carteira de identidade. Nos dois dias de festival – 3 e 4 de fevereiro – foram realizados 560 atendimentos.

O estudante Guilherme de Souza, de 15 anos, chegou apressado ao Posto. Queria ver o show do cantor Armandinho, que se apresentaria em instantes. Indo pela primeira vez ao evento, ele levou apenas uma foto da carteira de identidade, o que não é suficiente para possibilitar a entrada no local. No Posto do IGP, Guilherme teve as impressões digitais coletadas. O papiloscopista fez a comparação no sistema onde estão as digitais de todos os cidadãos que possuem carteira de identidade no Rio Grande do Sul. Com a identidade confirmada, Guilherme recebeu um cartão de papel com o nome e a data de nascimento – menores de 14 anos não podem assistir aos shows, mesmo acompanhados – e pode curtir o som do músico de reggae gaúcho.

O coordenador da Operação Verão do IGP, Sílvio Garcia, conta que a situação de Guilherme aconteceu com vários outros “planetários”, como são chamados os frequentadores do festival. Muitos confundem a Carteira de Identidade, que ainda não possui versão digital, com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que já pode ser baixada eletronicamente. O eletromecânico Laerte Herbert, de Teutônia, possui a CNH digital, que poderia ser apresentada. Mas, sem acesso a internet, teve que recorrer ao trabalho do IGP. "Por causa da chuva, trouxe o mínimo necessário, para não molhar. Mas agora vai dar certo" disse ele, antes de entrar.

Perita com camiseta do IGP manipula pipeta dentro de capela de exaustão
Laboratório montado no evento para análise de drogas - Foto: Ascom/IGP
Drogas - outro posto do IGP no Planeta Atlântida foi montado para realizar testes preliminares em drogas apreendidas no local. Em caso de apreensão de maconha e cocaína o teste definitivo também pode feito na hora. Esses exames periciais são fundamentais para fornecer a prova técnica que permite o flagrante do crime, e o prosseguimento do processo judicial. Ao todo, 18 servidores do IGP atuaram nos dois dias de evento.

IGP-RS