Entrada garantida: IGP auxilia quem não levou o documento de identidade a entrar no Planeta Atlântida
Mais de quinhentas pessoas foram atendidas nos dois dias do festival
Publicação:

O maior festival de música realizado no Rio Grande do Sul contou com a presença e os serviços do IGP. Um posto de Identificação montado na entrada do Planeta Atlântida, realizado na praia de Atlântida, no litoral norte gaúcho, permitiu a entrada aos que não estavam portando a carteira de identidade. Nos dois dias de festival – 3 e 4 de fevereiro – foram realizados 560 atendimentos.
O estudante Guilherme de Souza, de 15 anos, chegou apressado ao Posto. Queria ver o show do cantor Armandinho, que se apresentaria em instantes. Indo pela primeira vez ao evento, ele levou apenas uma foto da carteira de identidade, o que não é suficiente para possibilitar a entrada no local. No Posto do IGP, Guilherme teve as impressões digitais coletadas. O papiloscopista fez a comparação no sistema onde estão as digitais de todos os cidadãos que possuem carteira de identidade no Rio Grande do Sul. Com a identidade confirmada, Guilherme recebeu um cartão de papel com o nome e a data de nascimento – menores de 14 anos não podem assistir aos shows, mesmo acompanhados – e pode curtir o som do músico de reggae gaúcho.
O coordenador da Operação Verão do IGP, Sílvio Garcia, conta que a situação de Guilherme aconteceu com vários outros “planetários”, como são chamados os frequentadores do festival. Muitos confundem a Carteira de Identidade, que ainda não possui versão digital, com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que já pode ser baixada eletronicamente. O eletromecânico Laerte Herbert, de Teutônia, possui a CNH digital, que poderia ser apresentada. Mas, sem acesso a internet, teve que recorrer ao trabalho do IGP. "Por causa da chuva, trouxe o mínimo necessário, para não molhar. Mas agora vai dar certo" disse ele, antes de entrar.