Encaminhamento das carteiras de identidade se adapta ao modelo de distanciamento controlado
Cuidados para evitar a propagação da Covid-19 garantem segurança no atendimento na capital
Publicação:

Desde o lado de fora, a precaução já deixa marcas. No chão, faixas coloridas, instaladas de dois em dois metros, indicam onde devem ficar quem espera por atendimento. Na outra entrada, o atendimento é para quem quer retirar a carteira. Dentro do saguão do Departamento de Identificação do IGP, no bairro Azenha em Porto Alegre, os cuidados são ainda maiores.

Todo o atendimento está adaptado ao modelo de Distanciamento Controlado, instituído por decreto do governo estadual. O modelo prevê protocolos e limites para o atendimento presencial, de acordo com a situação do município. Porto Alegre foi classificada na bandeira laranja, ou seja, com risco médio, em um cálculo que leva em conta a quantidade de casos e a capacidade da rede de saúde. No caso do Departamento de Identificação, são permitidas até 50 pessoas, entre servidores e público, simultaneamente.
Antes mesmo de começar a trabalhar, os atendentes precisam preencher um formulário, relatando suas condições de saúde. Quem teve febre ou contato com alguém com Covid-19 é dispensado da escala de trabalho, que prevê revezamento.
Um guichê separado atende exclusivamente idosos e pessoas com necessidades especiais. Ao fundo, as estações de trabalho foram afastadas, para fixar o isolamento em dois metros. Quem atende o público usa máscara ou escudos facial, luvas e manguitos, e tem a companhia constante do álcool gel 70%. Ele é usado para esterilizar a mesa, o mouse, o teclado, caneta e até os escudos faciais, após cada atendimento. Na hora de coletar as impressões digitais, uma porção generosa é oferecida para quem está sendo atendido. Aliás, só quem está de máscara pode entrar no Departamento.

O motorista desempregado Alef Brum foi um dos atendidos recentemente. Ele teve os documentos roubados em fevereiro, antes da pandemia. Prestes a conseguir um novo emprego, conseguiu fazer o encaminhamento, por telefone, de um dia para o outro. Ele não tem reclamações do serviço. “Foi tudo perfeito, bem rapidinho”, contou.
Segundo a Diretora do Departamento de Identificação do IGP, Katia Reolon Bittencourt, em média são encaminhadas 210 carteiras de identidade por dia. “É possível manter o atendimento dos serviços essenciais e, ao mesmo tempo, preservar a saúde de todos. Basta seguir à risca as recomendações e ficar atento às mudanças, já que o modelo é reavaliado a cada semana”, afirmou.
Restrições- apesar das adaptações, o atendimento segue restrito aos casos urgentes, com necessidade comprovada por documentos. São consideradas urgências a retirada de receitas em farmácias, internações e cirurgias de emergência, casos de roubos e furtos e viagens de avião agendadas com urgência. Em todos esses casos, é necessário apresentar documentos, como receitas médicas, boletins hospitalares, boletins de ocorrência e passagens aéreas que comprovem o relato. A prioridade é dada para os que necessitam da identidade para receber o auxílio emergencial do governo.