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Encaminhamento das carteiras de identidade se adapta ao modelo de distanciamento controlado

Cuidados para evitar a propagação da Covid-19 garantem segurança no atendimento na capital

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Servidora distribui álcool antes de coletar as digitais. Máscara é obrigatória para todos
Servidora distribui álcool antes de coletar as digitais. Máscara é obrigatória para todos - Foto: Ascom/IGP
Por Ascom/IGP

Desde o lado de fora, a precaução já deixa marcas. No chão, faixas coloridas, instaladas de dois em dois metros, indicam onde devem ficar quem espera por atendimento. Na outra entrada, o atendimento é para quem quer retirar a carteira. Dentro do saguão do Departamento de Identificação do IGP, no bairro Azenha em Porto Alegre, os cuidados são ainda maiores.

Na 2a via on line, cidadão só vai ao Posto para retirar o documento
Na 2a via on line, cidadão só vai ao Posto para retirar o documento - Foto: Ascom/IGP

Todo o atendimento está adaptado ao modelo de Distanciamento Controlado, instituído por decreto do governo estadual. O modelo prevê protocolos e limites para o atendimento presencial, de acordo com a situação do município. Porto Alegre foi classificada na bandeira laranja, ou seja, com risco médio, em um cálculo que leva em conta a quantidade de casos e a capacidade da rede de saúde. No caso do Departamento de Identificação, são permitidas até 50 pessoas, entre servidores e público, simultaneamente.

Antes mesmo de começar a trabalhar, os atendentes precisam preencher um formulário, relatando suas condições de saúde. Quem teve febre ou contato com alguém com Covid-19 é dispensado da escala de trabalho, que prevê revezamento.

Um guichê separado atende exclusivamente idosos e pessoas com necessidades especiais. Ao fundo, as estações de trabalho foram afastadas, para fixar o isolamento em dois metros. Quem atende o público usa máscara ou escudos facial, luvas e manguitos, e tem a companhia constante do álcool gel 70%. Ele é usado para esterilizar a mesa, o mouse, o teclado, caneta e até os escudos faciais, após cada atendimento. Na hora de coletar as impressões digitais, uma porção generosa é oferecida para quem está sendo atendido. Aliás, só quem está de máscara pode entrar no Departamento.

O motorista Alef conseguiu agendamento e elogiou os cuidados de prevenção
O motorista Alef conseguiu agendamento e elogiou os cuidados de prevenção - Foto: Ascom/IGP

O motorista desempregado Alef Brum foi um dos atendidos recentemente. Ele teve os documentos roubados em fevereiro, antes da pandemia. Prestes a conseguir um novo emprego, conseguiu fazer o encaminhamento, por telefone, de um dia para o outro. Ele não tem reclamações do serviço. “Foi tudo perfeito, bem rapidinho”, contou.

Segundo a Diretora do Departamento de Identificação do IGP, Katia Reolon Bittencourt, em média são encaminhadas 210 carteiras de identidade por dia. “É possível manter o atendimento dos serviços essenciais e, ao mesmo tempo, preservar a saúde de todos. Basta seguir à risca as recomendações e ficar atento às mudanças, já que o modelo é reavaliado a cada semana”, afirmou.

Restrições- apesar das adaptações, o atendimento segue restrito aos casos urgentes, com necessidade comprovada por documentos. São consideradas urgências a retirada de receitas em farmácias, internações e cirurgias de emergência, casos de roubos e furtos e viagens de avião agendadas com urgência. Em todos esses casos, é necessário apresentar documentos, como receitas médicas, boletins hospitalares, boletins de ocorrência e passagens aéreas que comprovem o relato. A prioridade é dada para os que necessitam da identidade para receber o auxílio emergencial do governo.

IGP-RS