Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Departamento de Criminalística

O Departamento de Criminalística é um órgão de natureza técnico-científica, onde são realizados exames periciais em diversas áreas da criminalística. Assim, são fornecidas provas técnicas, com o intuito de elucidar o modo como os fatos delituosos ocorreram e as circunstâncias que os cercaram, compondo o “Corpo de Delito”, materializado no Laudo Pericial, que tem como objetivo a instrução de processos criminais.

O Departamento é estruturado em quatro Divisões, que englobam as diversas Seções, onde são realizadas perícias, por especialidade, além da Seção de Apoio Pericial.

1. Divisão de Balística Forense

1.1 Seção de Micro-comparação: são realizadas as comparações de projéteis e de estojos de munição de arma de fogo, visando determinar qual a arma que os deflagrou ou expeliu.

1.2. Seção de Disparo e Funcionamento: são realizados exames nas armas de fogo e munições, para constatar  sua eficácia e potencial lesivo.

1.3. Seção de Identificação de Armas de Fogo (SIAF): são realizados exames periciais de revelação de numeração identificadora de armas de fogo.

2. Divisão de Engenharia Legal

2.1. Seção de Exame Pericial em Numeração Identificadora de Veículos Automotores (EPNIVA): são realizados exames periciais de revelação de numeração identificadora de veículos automotores.

2.2. Seção de Perícias Ambientais: são realizadas as perícias relativas a crimes ambientais de qualquer natureza como contaminações, poluições, desmatamento, agressões à fauna, etc…

2.3. Seção de Perícias em Incêndio e Elétricas:

- Equipe de Incêndios: são realizados exames periciais em locais de incêndio, explosões, desabamentos e acidentes de trabalho relacionados à construção civil.

- Equipe de Elétrica: são realizados exames periciais em locais de eletroplessão, exames em equipamentos eletroeletrônicos e constatações de furtos em redes de distribuição.

- Setor de Perícias Diversas: realiza levantamento Topofotográfico – LTF, e exames periciais em materiais que não são de competência das demais seções.

2.4. Seção de Mecânica e Trânsito:

- Equipe de Exame Periciais em Acidentes de Trânsito (EPATRAN): são realizados os exames periciais em locais de acidentes de trânsito com vítima fatal ou envolvendo viatura oficial, além de efetuar cálculos de velocidade, exames periciais em discos de tacógrafo e acidentes de trabalho relacionados à área de mecânica.

- Equipe de Perícias Mecânicas: são realizados exames periciais em veículos envolvidos em acidentes de trânsito com lesões corporais, removidos do local do acidente, além de perícias em outros equipamentos e materiais relacionados com a área de mecânica.

3 - Divisão de Perícias Digitais

3.1. Seção de Informática Forense: são executadas perícias em hardwares, softwares e crimes cibernéticos.

- Setor de Exame em Dispositivos Móveis (SETEL): são realizadas a extração e análise de dados em dispositivos móveis, como aparelhos telefônicos e tablets.

3.2. Seção de Perícias em Áudio e Imagens (SEPAI): são realizadas as perícias em áudios, como comparação de locutor, verificação de edição e análise de conteúdo de registros ininteligíveis. Em imagens, são realizados exames de reconhecimento facial e de objetos, reconstrução 3D, verificação de edição e análise de conteúdo.

- Setor de Reprodução Simulada dos Fatos (RSF): são realizadas as reproduções simuladas dos fatos, caracterizadas pelo estudo das versões apresentadas, a fim de verificar a coerência técnica e científica das mesmas em relação a elementos materiais.

33. Seção de Documentoscopia Forense: são analisados documentos, mídias e outros objetos que vierem a ser questionados, determinando se os mesmos são originais, cópias ou falsificações, além da realização de perícias de grafoscopia, onde são examinadas as assinaturas e textos manuscritos, visando determinar a autoria.

4- Divisão de Pronto Atendimento

4.1. Seção de Atendimento de Locais (SAL): são efetuados os exames periciais em locais de morte violenta, tentativas de homicídio, disparos de arma de fogo, além de outras perícias relacionadas ao esclarecimento das circunstâncias que envolveram o fato criminoso.

4.2. Seção de Papiloscopia: realiza a coleta de impressões papilares em materiais e superfícies em local de crime, além da revelação, análise e confronto, via sistema AFIS, de fragmentos resultantes dos levantamentos realizados.

4.3. Seção de Fotografia: responsável pelas fotografias que ilustram os laudos periciais e também as composições fotográficas (retratos-falados).

4.4 Seção de Apoio Logístico: são executadas atividades de controle e manutenção da frota de viaturas, gerenciamento funcional da equipe de motoristas, agendamento de viagens, controle e pagamento de diárias.

Seção de Apoio Pericial

Realiza o recebimento, protocolo, identificação e distribuição de todos os documentos e materiais recebidos no Departamento de Criminalística, além da expedição dos materiais periciados, assim como de documentos expedidos de forma física.

Diretora do Departamento de Criminalística: Perito Criminal Bernardo Remuzzi Zandona

E-mail: gabinete-dc@igp.rs.gov.br   

Endereço: Comendador Álvaro Guaspari 40 - 6o andar

Telefones: (51) 3288- 5150, ramal 4225

Divisão de Balística -  (51) 3288- 5150 ramal  4231 

DC
IGP-RS