Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Curso forma multiplicadores de direção segura

Servidores receberam aulas práticas e teóricas de direção veicular

Publicação:

Cursista durante a prova pratica de direção veicular
Cursista durante a prova pratica de direção veicular - Foto: Rodrigo Jankoski/IGP
00:00:00/00:00:00

.

.

O alarme toca, a equipe se reúne e entra na viatura. Para chegar ao local do atendimento, o caminho pode ser por uma rodovia congestionada, na escuridão ou mesmo em uma estrada de chão batido. Saber dirigir bem essas viaturas é importante para o desenvolvimento do trabalho da perícia. Um acidente ou problema mecânico pode retardar o atendimento e colocar vidas em risco. Para evitar essas situações, a Divisão de Ensino do IGP organizou o curso “Direção Veicular para Multiplicadores”, realizado entre 8 e 11 de novembro em Porto Alegre. 

O curso foi ministrado por instrutores da Brigada Militar. O treinamento, com carga horária de 40 horas, foi realizado para dezessete servidores do Departamento de Criminalística e do interior do Estado. Eles vão atuar como multiplicadores das informações, ou seja, terão a missão de realizar treinamentos semelhantes em seus locais de atuação.

Viaturas durante as provas práticas no Porto Seco
Viaturas durante as provas práticas no Porto Seco - Foto: Rodrigo Jankoski/IGP
Os conteúdos foram voltados para o dia a dia da perícia. Entre eles, técnicas em comboio, direção em ambiente rural e em ambiente urbano. O técnico em perícias Fernando de Becker, do Posto de Criminalística de Uruguaiana cita a aula de atendimento pré-hospitalar como um dos conteúdos mais relevantes. Já a técnica em perícias Loiva Pavulack deu nota dez para o curso. “O curso trouxe um ótimo conhecimento de tecnologias novas que estão vindo e não conhecíamos, e agora vamos poder repassar pros nossos colegas” afirmou ela, que é motorista do plantão do Departamento de Criminalística, em Porto Alegre.

A parte prática foi realizada no Porto Seco, e contou com o apoio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e do Corpo de Bombeiros. Os alunos precisaram aplicar várias manobras, tipos diferentes de frenagem e slalom (andar em zigue zague). Ainda enfrentaram obstáculos, como água na pista. As habilidades foram avaliadas pelos instrutores e os participantes receberam notas.

Novas viaturas - o IGP possui 168 viaturas. Algumas foram incorporadas à frota recentemente, com a entrega de vinte semi blindados por meio do programa Avançar, em outubro. “A ideia é padronizar os conhecimentos, não só pelo cuidado necessário com o bem público mas também pela segurança dos servidores durante os deslocamentos exigidos pela atividade pericial” afirma a Diretora-Geral do IGP, Heloisa Kuser.

IGP-RS