Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Curso de manchas de sangue no Departamento de Criminalística

Publicação:

instalações curso
instalações curso

Ocorreu nos dias 06 e 07 de novembro, na sede do Departamento de Criminalística, mais um treinamento do Programa Qualificação Continuada do IGP, ministrado pela Perita Criminal Marguet Inês Hoffmann Mittmann, Diretora do Departamento de Perícias do Interior, e pelo Perito Criminal Gustavo Lucena Kortmann, da Seção de Genética Forense do Laboratório de Perícias.

O Curso “Manchas de Sangue” abordou as características das manchas encontradas em locais de crime, suas classificações, bem como seu impacto e ângulo de incidência, discussão de casos e simulação de análise de padrões de manchas de sangue em locais de crime.

O trabalho do perito na análise de manchas de sangue em local de crime consiste em identificar e interpretar como as manchas foram geradas, conseguindo assim produzir hipóteses sobre como e quando o crime ocorreu, o objeto que gerou o ferimento e a origem do sangue. A análise das manchas no local de crime também pode colaborar com a reconstrução do crime e descartar ou acatar versões sobre a dinâmica dos fatos.

Há casos onde os únicos indícios são manchas de sangue, surgindo assim a necessidade de capacitar ainda mais peritos que atuam em locais de crime, pois a correta análise das manchas de sangue constitui-se em elemento de primeira ordem para o êxito das investigações policiais e instrução dos processos penais que culminarão na promoção da justiça.

IGP-RS