Centro de Referência em Atendimento Infanto-Juvenil celebra 20 anos de excelência no trabalho realizado
Estão sendo realizadas palestras com a presença de peritos do IGP para marcar as comemorações
Publicação:

Entre os dias 22 e 23 de junho ocorre o evento de comemoração aos 20 anos do Centro de Referência em Atendimento Infanto-Juvenil (CRAI). A cerimônia de abertura foi realizada às 8h30min e contou com a presença da Diretora-Adjunta do IGP, Marguet Mittmann, além do Diretor do Departamento Médico-Legal do IGP, André Cecchini. As autoridades presentes enalteceram o trabalho realizado pelos profissionais do CRAI, que é referência nacional e internacionalmente.
Com o tema “20 anos de CRAI: passado, presente e futuro”, o evento celebra a história da unidade através de palestras de capacitação. O IGP esteve presente em dois momentos após a abertura. Na roda de conversa “Contando a história do CRAI”, o perito médico-legista aposentado Marcelo Ferreira, o ex-diretor do DML Marcos Rovinski e a perita médica-legista Angelita Rios contaram brevemente sobre as suas trajetórias e como elas se interligam com a do CRAI. Em seguida, a perita médica-legista Angelita Rios deu a primeira palestra no evento sobre a importância das perícias como prova da violência sexual.
Também estiveram na cerimônia de abertura o Secretário de Saúde de Porto Alegre, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões do Ministério Público, a coordenadora da Divisão das Políticas dos Ciclos de Vida do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde, o desembargador da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RS, a procuradora de Justiça do Ministério Público do RS, a diretora da Delegacia Especial da Criança e do Adolescente do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis da Polícia Civil do RS, o diretor técnico e a coordenadora do CRAI do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, a diretora de normas da AMRIGS e o presidente da Sociedade Gaúcha de Pediatria.
O CRAI
O Centro de Referência em Atendimento Infanto Juvenil (CRAI) é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre e a Secretaria de Segurança Pública, através do Instituto-Geral de Perícias e da Polícia Civil. O objetivo é garantir a assistência em casos de suspeita ou confirmação de abuso sexual na faixa etária dos zero aos 18 anos. O IGP é responsável pela realização das perícias físicas e psíquicas. A equipe é formada por peritos médicos-legistas nas áreas de Sexologia Forense e Psiquiatria e peritos criminais da área da Psicologia.
Texto: Martina Santos/ Estagiária IGP
Edição: Ascom/SSP