Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Carteiras de identidade têm horários e serviços ampliados no Estado

Novos dias de funcionamento e serviços pela internet trazem comodidade ao cidadão

Publicação:

Postos da Região Metropolitana, Serra e Litoral atendem de 2a a 6a feira
Postos da Região Metropolitana, Serra e Litoral atendem de 2a a 6a feira - Foto: Ascom/IGP
Por Ascom/ IGP

ATUALIZADO EM 3 DE NOVEMBRO: o Posto de Identificação do IGP em Montenegro está fechado, devido à interdição do prédio. Informaremos assim que o atendimento seja retomado.

Quatorze postos de identificação do IGP, responsáveis pelo encaminhamento das carteiras de identidade, tiveram os dias de atendimento ampliados para 2ª a 6ª feira, das 8h às 14h. Os postos ficam nos municípios de Canoas, Cachoeirinha, Gramado, Guaíba, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, São Leopoldo, São Jerônimo, Sapucaia, Torres, Tramandaí e Venâncio Aires. O agendamento prévio continua sendo feito por telefone, em função do Modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado para a pandemia de Covid-19 (os telefones estão disponíveis na tabela de atendimento publicada em https://igp.rs.gov.br/informacoes-sobre-carteira-de-identidade). Desde 2ª feira, 19, todos os servidores voltaram aos postos de trabalho, o que permitiu a ampliação. “A intenção é a ampliar e agilizar o atendimento nestes municípios para quem necessita da Carteira de Identidade”, afirma a Diretora do Departamento de Identificação, Katia Reolon Bittencourt.


Solicitação on-line– a partir da próxima 2ª feira, dia 26, o serviço de Solicitação on-line de carteiras de identidade estará disponível para retirada também nos Postos de Identificação do IGP em Bagé, Camaquã, Caxias do Sul, Pelotas, Rio Grande e Santana do Livramento. Desde o lançamento, em junho, já foram emitidas mais de 2.200 documentos nessa modalidade, para retirada nos municípios de Porto Alegre, Osório, Novo Hamburgo, Venâncio Aires e Gramado.

Confira os requisitos para solicitar a 2a via no site do IGP
Confira os requisitos para solicitar a 2a via no site do IGP - Foto: Cíntia Ruschel/ SSP
Retirada presencial pode ser feita em vários municípios
Retirada presencial pode ser feita em vários municípios - Foto: Cíntia Ruschel/ SSP

Este serviço permite solicitar a segunda via da carteira de identidade pela internet. O cidadão só comparece ao Posto para a retirada do documento, cinco dias úteis a partir do pagamento da taxa de expedição. O valor é de R$ 71,10. Vítimas de roubo são isentos, desde que informem o número do Boletim de Ocorrência.
A Solicitação de 2ª via on-line utiliza os dados biográficos e biométricos que foram cadastrados quando o cidadão fez a última atualização da carteira no Estado. Para acessar o serviço é preciso ter 18 anos completos na data de expedição da última 2ª via; ela tem que ter sido emitida no Rio Grande do Sul, nos últimos 5 anos. Os dados pessoais do solicitante (nome completo, estado civil, filiação, etc.) não podem ter sofrido alterações desde a data de expedição. A 2ª via solicitada on-line é entregue somente ao titular, mediante validação biométrica.
O serviço é online e está disponível no site do IGP (aqui) ou no site do Governo do Estado (aqui). É obrigatório o preenchimento do formulário de solicitação na íntegra. Se o cidadão estiver apto ao serviço, o sistema gerará o protocolo de retirada e a guia de pagamento da taxa de expedição da carteira de identidade.

IGP-RS