Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Carteira de identidade tem atendimento ampliado em Porto Alegre

Mais casos estão sendo considerados urgentes. IGP apela para que pessoas agendadas compareçam

Publicação:

Atendimento ampliado:em Porto Alegre, são mais de duzentas carteiras por dia
Atendimento ampliado:em Porto Alegre, são mais de duzentas carteiras por dia - Foto: Divulgação/IGP
Por Ascom/IGP

O Departamento de Identificação do IGP, em Porto Alegre, ampliou o tipo de atendimento considerado urgente para o encaminhamento das carteiras de identidade. Agora, quem precisa do documento para atendimento em agências bancárias (por exemplo, para financiamento da casa própria), inscrição em concursos e vagas de emprego também terá prioridade.

O volume de atendimentos também foi ampliado, com a readequação dos turnos de trabalho. Com isso, o número de encaminhamentos passou de 210 para 240 carteiras por dia - aumento de 14%. Para garantir prioridade aos casos urgentes, é preciso fazer o agendamento pelo telefone (51 3223-6122) e Whatsapp ( 51 9841-78646) o atendimento por ordem de chegada foi suspenso no início da pandemia. Em agosto, foram recebidos 12.684 mil contatos e realizados 4.080 agendamentos. A marcação é sempre feita de um dia para o outro, para evitar as faltas. “Ainda assim, em até 15% dos casos, as pessoas agendam e não comparecem. Prejudicando quem realmente precisa do atendimento ”, afirma Katia Reolon Bittencourt, Diretora do Departamento de Identificação. A Diretora também orienta quem tem agendamento a chegar ao Posto 10 minutos antes do horário marcado. “Muitos chegam com duas ou três horas de antecedência, na expectativa de antecipar o atendimento. Isso provoca aglomerações”, explica.

Solicitação on-line

O serviço de Solicitação on-line da carteira de identidade – lançado para evitar que o cidadão se desloque duas vezes ao Posto de Identificação – agora permite a solicitação de isenção da taxa, de R$ 71, para quem teve o documento roubado. Para isso, o cidadão necessita da ocorrência de roubo e deve preencher o formulário de encaminhamento da 2º via on-line colocando o número da ocorrência, o ano e o órgão de registro. A retirada, presencial e com biometria, pode ser feita em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Osório, Gramado ou Venâncio Aires. Os requisitos são: que a 2ª via anterior tenha sido emitida nos últimos cinco anos, ter mais de 18 anos e não ter havido mudança nos dados cadastrais, como divórcio, separação ou casamento. Lançada em 25 de junho, já foram entregues mais de 1,7 mil documentos nesta modalidade.

Desde o início da pandemia, com o fechamento das Centrais do Tudo Fácil, o encaminhamento das carteiras de identidade em Porto Alegre está concentrado no DI (Avenida Azenha, 255). O atendimento está adaptado ao decreto do Modelo de Distanciamento Controlado, que prevê tetos diferentes de ocupação de acordo com a cor da bandeira. O uso de máscaras é obrigatório, e a higienização das estações de trabalho é feita após cada atendimento.

00:00:00/00:00:00

Carteira de identidade tem atendimento ampliado

Carteira de identidade tem atendimento ampliado Crédito: IGP RS

IGP-RS