Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Carteira de identidade pode ser agendada por WhatsApp para atendimento na capital

O número (51) 9841-78646 atende somente por mensagens de texto

Publicação:

WhatsApp Image 2020 05 15 at 14 26 28
O atendimento continua restrito a casos de urgência

Cidadãos de Porto Alegre e da região metropolitana, que se enquadram nas regras emergenciais para fazer a carteira de identidade, poderão usar o aplicativo WhatsApp para agendar o atendimento.

Os agendamentos estão sendo feitos pelo (51) 9841-78646, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os números só recebem mensagens de texto. A orientação é que o cidadão remeta a mensagem para apenas um deles, para evitar a duplicidade no pedido. Os números também podem ser usados para cancelar agendamentos. O telefone (51) 3223-6122 segue atendendo.

WhatsApp Image 2020 05 15 at 14 26 46
Os atendimentos seguem respeitando as normas de saúde do estado

Em Porto Alegre, os atendimentos estão concentrados no Departamento de Identificação do IGP (av. Azenha, 255). O local está adaptado ao modelo de Distanciamento Controlado do Estado, com separação entre as estações de atendimento, uso de álcool gel para desinfecção após cada atendimento, guichê separado para idosos e outras providências.

Desde o início da pandemia de Covid-19, é necessário agendar, por telefone ou e-mail, a emissão da carteira de identidade. Somente casos urgentes, como retirar receitas em farmácias, internações e cirurgias de emergência, casos de roubos e furtos (desde que outros documentos também tenham sido roubados) e viagens de avião agendadas com urgência estão sendo atendidos. Para isso, é necessário apresentar documentos, como receitas médicas, boletins hospitalares, boletins de ocorrência e passagens aéreas que comprovem o relato.

A lista com os telefones dos demais municípios está no site do IGP (www.igp.rs.gov.br).

IGP-RS