Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Servidora do IGP recebe medalha da Defesa Civil por atuação em tragédia

Cristina Barbieri fez parte da Força Tarefa que investigou o crime ambiental em Brumadinho

Publicação:

Entrega da medalha a perita Cristina Barbieri
Entrega da medalha a perita Cristina Barbieri - Foto: Ascom IGP
Por Ascom IGP
Da esquerda para direita: Diretora geral, Heloisa Kuser, governador do Estado do RS, Eduardo Leite e a perita homenageada
Da esquerda para direita: Diretora geral, Heloisa Kuser, governador do Estado do RS, Eduardo Leite e a perita homenageada - Foto: Ascom IGP

O pátio interno do Palácio Piratini foi o cenário para a entrega da Medalha da Defesa Civil aos agentes públicos que atuaram na tragédia do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho/MG, em janeiro deste ano. A perita criminal Cristina Barbieri, Supervisora Técnica do IGP, recebeu a medalha da Defesa Civil entregue pelo governador Eduardo Leite, na tarde desta sexta-feira (07) e que representa os bons serviços prestados à população gaúcha. “É uma grande alegria chegar ao fim da minha carreira recebendo essa honraria. A homenagem ressalta o trabalho que desenvolvemos dia-a-dia no IGP”, afirma ela. Já para a Diretora Geral do IGP, Heloisa Kuser, “a medalha representa a dedicação, o conhecimento e a responsabilidade dos servidores do IGP”.

Cristina foi a única representante de um órgão estadual a integrar a Força Tarefa formada para a investigação de crime ambiental na região. A tese de doutorado defendida por ela serviu de base teórica para os agentes da Polícia Federal e professores da Universidades de Brasília e Federal de Minas Gerais na caracterização de crime ambiental. A equipe realizou mais de cinquenta coletas de amostras de água, solo e sedimentos, que estão sendo analisadas para verificar a contaminação por minérios pesados.

O governador do Estado destacou a capacitação profissional trazida pela experiência em Minas Gerais. “A oportunidade de enviar socorro também oportunizou a qualificação profissional do corpo da segurança pública gaúcha. Isso nos orgulha e ameniza o que vimos sobre o sofrimento daquelas famílias”, finalizou Leite.

Além da perita Cristina, oficiais da Defesa Civil e os cães que participaram das buscas na região afetada também foram homenageados. Até agora, foram contabilizados 246 mortos e 24 desaparecidos na tragédia.

IGP-RS