Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Servidor do IGP lança livro sobre perícia em locais de morte

Fotógrafo do IGP colabora com imagens

Publicação:

Livro Afogados, Enforcados e Queimados
Livro Afogados, Enforcados e Queimados - Foto: Divulgação
Por Ascom/IGP

Cada investigação feita por profissionais da área da perícia traz uma peculiaridade. Sempre há um novo detalhe a ser analisado, conforme a cena da ocorrência se apresenta. Observando isso, o perito criminal Paulo Ricardo Ost Frank reuniu em um livro informações de casos que trabalhou ou pesquisou desde 2004, quando iniciou o trabalho no Instituto-Geral de Perícias do RS.

Livro Afogados, Enforcados e Queimados
Livro Afogados, Enforcados e Queimados - Foto: Divulgação

 Afogados, Enforcados e Queimados - Um guia para perícia em locais de morte com afogados, enforcados ou queimados, lançado no dia 1º de junho, é um guia com dicas para o perito atuar em cenas de morte, quando a suspeita é de uma das três condições citadas no título. São casos que Paulo considera particularmente difíceis, pois podem ter ocorrido de forma acidental, criminosa ou até mesmo ter sido autoproduzida.

A obra é direcionada para peritos que já estão atuando ou profissionais da área de segurança que se interessam pelo assunto. Segundo o autor, o livro é útil para a interpretação de laudos. “Consultando a literatura estrangeira e especializada, vi que meu trabalho poderia ser mais aprimorado. E para ajudar não só a mim mesmo, decidi escrever o livro para propagar o conhecimento aos demais”, completa.

Entre os conteúdos abordados, encontram-se os tipos de asfixia, afogamentos e outras características dos corpos encontrados em incêndios ou na água. Nos que são retirados da água, por exemplo,  um dos achados mais comuns é a maceração da pele, que passa a ter um aspecto de descascada, inchada ou enrugada, como resultado do aumento da hidratação da epiderme. 

O livro relata ainda análises de vestígios do cenário e de corpos, além de mencionar a importância da preservação da cena do evento, isolando a área. “Se os vestígios foram alterados, já adultera o trabalho do perito, e consequentemente, os resultados”, destaca o autor.

O fotógrafo criminalístico Eduardo Barreto Silva, também servidor do IGP/RS, foi um dos que contribuíram para ilustrar o livro. O detalhamento das imagens permite que o leitor aprofunde o conhecimento técnico. As fotos fazem parte de um acervo montado ao longo de anos de trabalho, organizadas para exemplificar cada tipo de circunstância. O livro possui três formas de aquisição: a versão impressa, a versão eBook para a plataforma Kindle, e o download gratuito, para quem já for assinante Amazon.

Sobre o autor

Paulo Ricardo Ost Frank

Paulo Ricardo Ost Frank é Engenheiro Mecânico, Especialista em Segurança Pública e Direitos Humanos e Mestre em Ciências dos Materiais, todos pela UFRGS. Desde 2004 é perito criminal no IGP/RS. Já atuou na Divisão de Engenharia de Porto Alegre, no Posto de Criminalística de Caxias de Sul, na Seção de Levantamento de Locais de Porto Alegre, como Diretor do Departamento de Criminalística. Atualmente está no Posto de Criminalística de Santa Cruz do Sul.

IGP-RS