Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Aniversário do IGP é celebrado com campanha

Live na internet e novas páginas no site também marcam a data

Publicação:

IGP chega aos 23 anos valorizando seus profissionais
IGP chega aos 23 anos valorizando seus profissionais - Foto: Arte Cíntia Rushel- SSP
Por Ascom/IGP

O Instituto-Geral de Perícias do RS completa hoje 23 anos. A data marca a promulgação da Emenda Constitucional 19, que instituiu a atual nomenclatura do IGP/RS. O aniversário foi celebrado com uma live no Facebook, que reuniu os diretores da instituição para comentar as conquistas e os desafios deste momento. 

 Diretores participaram da live em comemoração ao aniversário do IGP
Diretores participaram da live em comemoração ao aniversário do IGP - Foto: Ascom/IGP

A Diretora-Geral do IGP, Heloisa Kuser, iniciou a transmissão dando parabéns a todos os servidores que fazem o IGP. Ela ressaltou a manutenção do trabalho da instituição, apesar da pandemia de Covid-19. Também falou sobre a distribuição de EPIs (equipamentos de proteção individual) e de cartilhas com orientações para a prevenção. Também destacou as conquistas desse ano, como a convocação dos aprovados no último concurso, a finalização do prédio do Centro de Referência em Perícias (Crepec-Sul) e a participação do IGP em perícias que mobilizaram a sociedade, como a falsificação de álcool gel e o caso do assassinato do menino Rafael Winques. "O nosso sucesso vem do trabalho, tanto dos que já passaram quanto dos que diariamente se dedicam a construir o IGP", finalizou a Diretora.

O novo Diretor do Departamento Médico-Legal, Eduardo Terner ressaltou a humanização do tratamento no DML, com ambientes específico para receber crianças que acompanham as mães que fazem exames. 

A Diretora do Departamento de Perícias do Interior, Marguet Mittmann, destacou o estabelecimento de Postos Avançados do IGP em Santa Cruz do Sul e Erechim, os tendimentos periciais em Bagé e Uruguaiana, reduzindo o tempo de locomoção das equipes e os projetos de descentralização das perícias criminais nas Coordenadorias de Santa Maria e Passo Fundo.

 Aniversário tem que ter bolo!
Aniversário tem que ter bolo! - Foto: Ascom/IGP

A Diretora do Departamento de Criminalística, Sheila Wendt, destacou a redução de 17% nas perícias da Seção de Balística. Já na identificação de armas de fogo, o estoque está zerado. Além disso, a média de Laudos a espera de elaboração para cada Perito criminal caiu de 12 para 9 em um ano.

Já a Diretora do Departamento de Identificação, Katia Reolon explicou as medidas de proteção contra Covid-19 que foram adotadas para o encaminhamento das carteiras de identidade em Porto Alegre. Também salientou o lançamento recente da 2a via on line, que permite solicitar a 2a via pela internet ( https://igp.rs.gov.br/2a-via-da-identidade-pode-ser-solicitada-on-line)

O Diretor do Departamento de Perícias Laboratoriais, Daniel Scolmeister, também apresentou os resultados das três divisões do DPL, como a pesquisa de novas drogas e o uso de uma das tecnologias mais modernas do país nos exames residuográficos. E ressaltou a qualidade dos servidores: "É isso que faz a gente ter vontade de vir trabalhar. Não adianta termos equipamentos se não temos gente qualificada", salientou.

Ao final da live foi lançado o vídeo da campanha “Elogie um Colega”. O objetivo era estimular os servidores a homenagearem as qualidades dos colegas de trabalho. Foram recebidas mais de vinte participações. Os vídeos foram divulgados nas redes sociais do IGP (Instagram e Facebook). A íntegra está  aqui  

Novo site- para marcar a data, o site do IGP ganhou nova programação visual, com fotos renovadas do trabalho dos servidores. Uma nova aba, da Carteira de Identidade, agora concentra todas as informações sobre esse serviço. Na aba Serviços, foram criadas páginas sobre o Crai – Centro de Referência em Atendimento Infanto-juvenil e sobre a identificação de cadáveres via DNA. E na aba da Comunicação, a seção Perguntas Frequentes esclarece os principais questionamentos enviados pelos cidadãos por e-mail.

00:00:00/00:00:00

Elogie um Colega - Campanha de aniversário do IGP estimula que servidores elogiem seus pares - 17/07/20

Elogie um Colega - Campanha de aniversário do IGP estimula que servidores elogiem seus pares - 17/07/20 Crédito: IGP RS

IGP-RS