Semana do Servidor no IGP reforça integração e bem-estar de trabalhadores
Publicação:
Nos últimos dias, ao longo da Semana do Servidor Público, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) promoveu uma série de atividades voltadas à saúde física e mental, e também à cultura dos profissionais que compõem o órgão.
As ações foram organizadas pela Comissão da Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT) e envolveram palestras, oficinas, momentos de convivência e atividades voltadas à saúde e à cultura.
De acordo com a servidora Fernanda de Almeida Pinto, da Academia de Ciências Forenses e integrante da Comissão, a iniciativa busca fortalecer o sentimento de pertencimento e de acolhimento dentro do ambiente de trabalho. “A ideia da comissão é justamente criar espaços de acolhimento e fomentar a integração entre colegas, reconhecendo o trabalho de cada um e a importância da nossa atuação para a sociedade. Queremos construir uma instituição forte e acolhedora, onde a qualidade de vida dos servidores se reflita na produtividade e na excelência do trabalho entregue pelo IGP”, destacou Fernanda.
Ela acrescenta que, entre os planos da comissão, está a ampliação do diálogo com os servidores para identificar demandas e desenvolver novas ações de promoção de bem-estar ao longo do próximo ano.
Entre as atividades alusivas à data, cerca de 45 servidores do IGP participaram da 3ª Corrida do Servidor, promovida pelo Governo do Estado. O evento, realizado na Orla do Guaíba, reuniu mais de 2,5 mil participantes no domingo (19).
Outro destaque foi a inauguração do Espaço de Leitura Livre, localizado no 6º andar do CREPEC, em Porto Alegre, na sexta-feira. O ambiente foi criado para incentivar o engajamento à literatura e oferecer aos servidores um local de lazer e reflexão.
A programação também incluiu a palestra “Escuta SUSP e Saúde Mental dos Profissionais da Segurança Pública”, ministrada pela perita médica-legista e psiquiatra Andrea Goya Tocchetto Osowski. A atividade trouxe dados sobre a saúde mental dos profissionais da segurança pública e reforçou a importância de buscar apoio quando necessário.
Como parte das ações da Semana do Servidor e das atividades do Outubro Rosa, o IGP realizou a oficina “Não é apenas sobre câncer, é sobre cuidado, prevenção, informação e amor”, conduzida por profissionais de saúde do Sesc. A programação abordou temas como autocuidado, exames preventivos e atenção à saúde mental das mulheres. O diretor-geral do IGP, Paulo da Cruz Barragan, e a diretora-geral adjunta, Rosane Baldasso, participaram do encontro.
Também como parte da programação, o projeto IGP Portas Abertas proporcionou aos servidores uma visita guiada por diferentes setores do CREPEC. A ação teve como objetivo promover a integração entre equipes e ampliar o conhecimento sobre o trabalho realizado em cada área. Tratou-se da primeira edição da atividade – a CQVT, nos próximos meses, abrirá outras turmas e visitará outros departamentos fora do CREPEC.