Parceria do IGP e da Seapen evita entrada de droga em presídio

Droga foi apreendida com companheira de apenado na entrada da penitenciária
Droga foi apreendida com companheira de apenado na entrada da penitenciária - Foto: Seapen/RS

Uma mulher foi detida enquanto levava drogas para o companheiro, preso na Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, no sábado (6). A detenção foi possível graças a um exame preliminar para identificação de drogas, cedido pelo IGP para a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (Seapen). Durante a revista na sacola trazida pela visitante, os agentes desconfiaram da espessura de uma embalagem de remédio. As três embalagens e cápsulas foram abertas e testadas com o reagente, que indicaram a possibilidade da presença de cocaína. Elas foram comparadas com uma embalagem semelhante do mesmo remédio, que teve resultado negativo. A mulher, que confessou o crime, recebeu voz de prisão e foi conduzida à Delegacia Polícia de Pronto Atendimento. Amostras do material devem ser enviadas pela Polícia Civil para análise no Departamento de Perícias Laboratoriais, em Porto Alegre.

Treinamento – a cedência do material para os testes surgiu após operação realizada pela Polícia Civil, em janeiro, quando agentes apreenderam comprimidos antigripais que continham drogas ilícitas. O reagente usado no teste foi solicitado pela 7a Delegacia Penitenciária Regional e enviado pela Seção de Drogas Apreendidas do DPL. O Delegado Penitenciário da 7ª Região, Marcos Ariovaldo Spenst, destaca a importância dessa integração entre as instituições. “Isso demonstra a importância da parceria da Seapen e da Susepe com o IGP, que auxilia na nossa busca constante para coibir a entrada de materiais ilícitos nas unidades prisionais do Estado”, afirma. A 2a Coordenadoria Regional de Perícias do IGP realizou o treinamento dos agentes penitenciários. “A perícia é fundamental, pois fornece a prova técnica que embasa as prisões” garante o Coordenador da 2a CRP, Perito Criminal Airton Kraemer.

00:00:00/00:00:00

Seapen/RS