Novos servidores são apresentados em Uruguaiana

Diretora Marguet, Dep Frederico Antunes, Pref Ronnie, Sec. Artur, Sec. Mun de Seg Roberto dos Santos e  pres Câmara Irani
Diretora Marguet, Dep Frederico Antunes, Pref Ronnie, Sec. Artur, Sec. Mun de Seg Roberto dos Santos e pres Câmara Irani - Foto: Christian Bonilla/Prefeitura de Uruguaiana

Correção - 2/12/20, 15h28:  os nomes do médico-legista e dos técnicos em perícia foram publicados trocados.

Quatro novos servidores do Instituto-Geral de Perícias, admitidos no último concurso, foram apresentados hoje (27) à comunidade de Uruguaiana. Dois Técnicos em Perícia e dois Peritos Médico-legistas foram apresentados em cerimônia na Prefeitura Municipal.

Os Técnicos em Perícia serão incorporados à equipe do Posto de Criminalística. Eles vão atuar como auxiliares dos peritos criminais em perícias de local de crime, acidentes de trânsito e outros crimes. Já os legistas assumem os trabalhos no Posto Médico-Legal, ficando responsáveis pelos exames clínicos (verificação de violência física e sexual, embriaguez e apenados) e pelas necropsias.

O Perito Médico-Legista Felipe Rodrigues Cunha assumiu as funções no PML no dia 16 de novembro. A chegada de mais uma equipe permitirá que o Posto Médico-Legal realize as necropsias durante todo o mês, evitando deslocamentos para o Posto Médico-Legal de Alegrete. O PML de Uruguaiana precisou ser fechado em 2018, em função da falta de servidores, e foi reaberto parcialmente em 2019, com a designação de um perito médico-legista.

Novos servidores sendo apresentados pela Diretora Marguet Mittmann
Novos servidores sendo apresentados pela Diretora Marguet Mittmann - Foto: Christian Bonilla/Prefeitura de Uruguaiana

Os demais servidores estão completando o curso de formação profissional do IGP, e devem assumir as funções na segunda quinzena de dezembro. São o perito médico-legista Marcelo Cardoso Barros e os técnicos em perícia Fernando de Becker e Carolina Santos dos Santos.

A Diretora-Geral Substituta do IGP, Marguet Mittmann, participou da apresentação do grupo. Ela lembrou das dificuldades, como o fato do concurso público de 2017 não ter regionalizado a destinação das vagas, e de pedidos de exoneração e aposentadorias. Marguet ressaltou o comprometimento da gestão atual com a melhoria no atendimento prestado à população do município. “Fomos questionados por estarmos alheios aos problemas da comunidade uruguaianense, o que não procede. Apesar das adversidades, nunca desistimos. Lutamos muito”.

Para o deputado Frederico Antunes, que representou o Parlamento gaúcho na cerimônia, o ato de apresentação dos servidores e a presença dos representantes na cidade demonstram o compromisso do poder público estadual. “Hoje é um dia para comemorarmos essa importante conquista da comunidade de Uruguaiana. Agradeço ao governador Eduardo Leite, ao vice e secretário de Segurança, Ranolfo Vieira Júnior e a diretoria do IGP, que não mediram esforços para a designação desses servidores”, comemorou Frederico.

Também participaram do evento o prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Irani Fernandes o secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Artur Lemos, o Diretor da Penitenciária Modulada de Uruguaiana, João Paulo Nunes Soares, a Coordenadora da 7a Coordenadoria Regional de Perícias, Rita Maciel, e a Chefe dos Postos de Identificação da 7a CRP, Adriana Almeida.