Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Nota de esclarecimento do Instituto-Geral de Perícias

Publicação:

Nota oficial do Instituto-Geral de Perícias
Nota oficial do Instituto-Geral de Perícias

O Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP), diante de entrevista veiculada nesta segunda-feira (20) no programa Timeline, da Rádio Gaúcha, vem a público esclarecer que as perícias psíquicas realizadas pelo IGP em crianças são conduzidas por uma equipe de profissionais altamente qualificados, e com extensa capacitação na área de abuso infantil e de proteção aos direitos de crianças e adolescentes. Nenhum exame psíquico realizado pelo IGP é conduzido de forma sumária.

Em casos envolvendo crianças, a Seção de Perícias Psíquicas realiza entrevista clínica com o adulto responsável e, em seguida, a criança é submetida a uma avaliação com base em um protocolo internacional de entrevista forense, amplamente validado e aplicado em diversos países.

Crianças ainda muito pequenas podem apresentar dificuldades durante a aplicação deste protocolo, o que é uma limitação inerente à técnica empregada. Isto, no entanto, não desqualifica o exame pericial.

O IGP lamenta que conclusões a respeito da duração de exames tenham sido difundidas a partir de dados sobre horários que refletem formalidades protocolares de um sistema de informações. O IGP mantém seu compromisso com a ética, a ciência, o rigor técnico e a justiça.

Instituto-Geral de Perícias.

IGP-RS