Governo do Estado do Rio Grande do Sul
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Informações sobre Carteira de Identidade

ATUALIZADO EM 22/03/21: TODOS OS AGENDAMENTOS  ESTÃO SUSPENSOS enquanto durar a bandeira preta  no Modelo de Distanciamento Controlado previsto em decreto do governo do Estado. Acesse esta tabela  para mais informações sobre o atendimento neste período. O agendamento eletrônico também segue suspenso na bandeira preta. 

Casos de urgência poderão ser agendados mediante comprovação. São considerados casos urgentes:

Situação

Comprovação necessária

Admissão em emprego

Carta de admissão ou lista de documentos fornecida pela empresa, com carimbo

Cirurgias de emergência

Atestado médico

Retirar medicamentos controlados

Receita médica

Viagens de emergência

Passagem

Financiamento Imobiliário

Agendamento do banco

Quando todos os documentos foram furtados ou roubados

Boletim de Ocorrência



Somente casos emergenciais serão atendidos. Agendamento por e-mail ou telefone, conforme tabela
Somente casos emergenciais serão atendidos. Agendamento por e-mail ou telefone, conforme tabela - Foto: Arte Cíntia Rushel/SSP

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Em Porto Alegre, a retirada do documento pode ser feita entre 8h30 e 17h30, de 2a a 6a feira, na Av. Azenha 255. Não é necessário agendar a retirada. 

(não vale para bandeira preta) O agendamento on-line está disponível em alguns postos. Nos outros, permanece a necessidade de agendamento presencial ou por telefone, conforme a tabela abaixo:

 Acesse aqui a Tabela de Atendimento

Se possível, espere a pandemia passar! 

Documentos Necessários

Lei Vigente: Lei nº 7.116/83.

Os documentos necessários são os mesmos para primeira ou segunda via da carteira de identidade.

Solteiros - Certidão de Nascimento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);
Casados/Viúvos - apresentar Certidão de Casamento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);
Separados Judicialmente ou Divorciados - apresentar Certidão de Casamento com a respectiva averbação original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original).
Naturalizados: certificado de naturalização, com portaria atualizada, original ou cópia autenticada.
Filho de pai ou mãe brasileiros nascidos no exterior: Certidão de nascimento original transladada no Cartório da 1ª Zona de Porto Alegre (Rua Comendador Coruja nº 243)
Brasileiros casados no exterior:
Certidão de casamento original transladada no Cartório da 1ª Zona de Porto Alegre (Rua Comendador Coruja nº 243)
Menores de 16 anos: Além de apresentar a Certidão de Nascimento original, devem estar acompanhados de uma das seguintes pessoas: mãe, pai, avô(ó), guardião(ã), tutor(a), curador(a), e estes deverão portar a sua Carteira de Identidade.

Não é necessário trazer fotos.

Importante: A certidão de nascimento ou de casamento apresentada deve ser original ou cópia autenticada por tabelionato, legível, em bom estado de conservação e não pode ser manuscrita, conter rasuras, manchas, rasgos ou estar plastificada.

Veja a Lista de Documentos de Acréscimo Opcional:

- CPF
- CNH
- PIS/PASEP
- Cartão Nacional de Saúde
- Identidade Profissional
- Título de Eleitor
- Tipo Sanguíneo e Fator RH
- Nome Social
- Condições Peculiares de Saúde Ex.: Diabetes, Surdez, Hemofilia (mediante apresentação de laudo médico).
 
* É obrigatória a apresentação dos documentos originais.

Prazos

Prazo normal de entrega (1ª e 2ª via)

7 dias úteis, capital e região metropolitana.

Modalidade expressa (somente 2ª via)

Porto Alegre - 3 dias úteis após o pagamento 
Interior e Região Metropolitana - 5 dias úteis 

Quanto custa?

Valores vigentes.

1ª via: Gratuita
2ª via:
R$ 74,11 - Isentos: maiores de 65 anos ou vítimas de roubo (obrigatória a apresentação do Boletim de Ocorrência).
2ª via (modalidades expressa):
R$ 96,34.

Onde pagar?

O cidadão recebe, ao final do processo de confecção da Carteira de Identidade, a Guia de Arrecadação (GA) para realizar o pagamento da taxa em qualquer agência do Banrisul, em dinheiro.

Onde Fazer?

Na Capital:

* Posto de Identificação Azenha

Avenida Azenha, 255, Bairro Azenha

De segunda à sexta-feira das 8h às 18h00. 

Devido à pandemia de Covid-19, os Postos de Identificação da Central Tudo Fácil estão fechados. 

No Interior, confira a tabela de atendimento

Confira aqui os endereços de todos os Postos de Identificação próprios ou coligados ao IGP.
IGP-RS