Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IGP confecciona carteiras de identidade para acolhidos da Casa do Menino Jesus de Praga

Ação social é uma das atribuições do Departamento de Identificação

Publicação:

Foram confeccionadas 24 carteiras de identidade aos acolhidos
Foram confeccionadas 24 carteiras de identidade aos acolhidos - Foto: Ascom/Casa do Menino Jesus de Praga
Por Ascom/IGP

O Instituto-Geral de Perícias, por meio da Seção de Perícias de Identificação Civil, Externa e Expressa (SPICE), que pertence à Divisão de Perícias de Identificação Civil do Departamento de Identificação, confeccionou cerca de vinte e quatro carteiras de identidade para pacientes com lesões neurológicas graves, acolhidos pela Casa do Menino Jesus de Praga, em Porto Alegre. As tratativas para a confecção das carteiras de identidade vêm sendo feitas desde fevereiro, pois foi necessário, num primeiro momento, o encaminhamento para triagem, análise e cadastro dos documentos e, posteriormente, a combinação de datas para a realização da coleta das digitais.

O processo foi dividido em três dias em razão da grande maioria dos acolhidos possuir atrofia nas mãos e dedos. O papiloscopista Mário Thadeu Cabreira Jr., que fez a coleta das digitais e de outros dados biométricos, conta sobre a importância da ação: “Essas ações que fazemos são a nossa parte social mais relevante, pois é onde ajudamos e entregamos a cidadania na mão das pessoas para que tenham pelo menos o mínimo de subsídio”, comentou.

Desde o início da pandemia, este trabalho se intensificou. Segundo dados levantados pelo Departamento de Identificação de Porto Alegre, são atendidas cerca de 1350 pessoas toda semana. Estima-se que 15% desse total sejam atendimentos assistenciais, que chegam ao DI por meio das solicitações de entidades assistenciais e prestados a pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de asilos e casas, indivíduos que não têm condições mínimas para ir até o departamento de identificação.

Texto: Bruna Silva / estagiária

Edição: Angélica Coronel

IGP-RS