IGP alerta para pedidos desnecessários de carteiras de identidade
Somente casos com urgência comprovada estão sendo atendidos
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A pandemia de Covid-19 alterou a rotina de emissão de carteiras de identidade no Estado. Para evitar o contágio pelo novo coronavírus, o Instituto-Geral de Perícias suspendeu temporariamente o atendimento para o público geral e montou um esquema especial que prevê agendamento por telefone. Apenas nos casos em que a urgência é comprovada o cidadão é encaminhado para o Posto de Identificação.
Situações consideradas urgentes:
• retirar receitas em farmácias;
• internações e cirurgias de emergência;
• vítimas de roubos e furtos, desde que outros documentos também tenham sido roubados;
• viagens de avião agendadas com urgência.
Em todos esses casos, é necessário apresentar documentos, como receitas médicas, boletins hospitalares, boletins de ocorrência e passagens aéreas que comprovem o relato. Os agendamentos acontecem a cada 30 minutos, o que garante o tempo necessário para que a estação de trabalho seja higienizada.
A diretora do Departamento de Identificação do IGP, Kátia Reolon, pede que a população compreenda o momento e espere a pandemia passar. “Alguns alegam que a foto não está boa, que a carteira está velha ou que precisam dela para ir aos cartórios, mas eles estão fechados. Há ainda os que nos procuram presencialmente, contrariando o pedido para que fiquem em casa. Em todos esses casos, o atendimento é negado”, afirma a diretora.
Em Porto Alegre, o agendamento é feito pelo telefone 3223-6122. O agendamento também pode ser realizado por WhatsApp pelo número (51) 9841-78646 (apenas por mensagem). A retirada pode ser feita entre 8h30 e 17h30, de 2a a 6a na Av. Azenha 255. Não é necessário agendar a retirada.
Confira neste link, os telefones e a forma de agendamento nos demais Postos de Identificação do IGP: