Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do RS reconhece perito do IGP com prêmio ‘Destaques Funcionais’

Marcelo Nadler, coordenador do NUCOPE, foi premiado nesta quarta-feira (29) em cerimônia realizada no Palácio Piratini.

Publicação:

WhatsApp Image 2025 10 29 at 18 52 13 (1)
Premiação do Governo do Estado reconheceu os destaques funcionais do ano de 2025 - Foto: Maurício Tonetto/Secom
Por Anelize Sampaio | Edição: Leonardo Ambrosio | ASCOM IGP

O perito-criminal Marcelo Bromfman Nadler, coordenador do Núcleo de Combate à Pedofilia e ao Abuso Infantojuvenil (NUCOPE), recebeu nesta quarta-feira (29) o Prêmio de Reconhecimento Funcional 2025 no âmbito do Instituto-Geral de Perícias.

A distinção, promovida pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) foi entregue nesta quarta-feira (29/10), no Salão Negrinho do Pastoreiro do Palácio Piratini, como parte da programação da Semana do Servidor Público, e tem o objetivo de valorizar servidores que fazem a diferença na administração pública estadual.

Nadler foi o mais votado entre os servidores do IGP, e portanto foi o representante da perícia criminal na premiação, que destacou um servidor de cada secretaria e órgão do Estado.

Diretora-geral adjunta do IGP, Rosane Baldasso, prestigiou a entrega da premiação.
Diretora-geral adjunta do IGP, Rosane Baldasso, prestigiou a entrega da premiação. - Foto: Leonardo Ambrosio | ASCOM IGP
O NUCOPE

O Nucope é uma iniciativa pioneira no país que oferece uma resposta articulada e especializada aos crimes de abuso infantojuvenil, aliando tecnologia, ciência e acolhimento humanizado. Coordenador do núcleo, Nadler agradeceu a reconhecimento proporcionado pelos colegas.

“Quero fazer um agradecimento a todos os colegas que participaram da votação e dizer que fiquei muito feliz com o resultado. Este trabalho só teve destaque por termos centenas de pessoas tão dedicadas e competentes no IGP. É um orgulho muito grande ser servidor da Perícia Criminal do RS e poder contribuir para um mundo mais justo e seguro”, destacou Nadler.

Criado em julho de 2025, o NUCOPE é formado por um grupo de sete servidores de três áreas especializadas, que atuam de forma integrada para fortalecer as investigações e garantir o acolhimento das vítimas: informática forense, genética forense e perícias psíquicas.

A informática forense é responsável pela coleta e análise de provas digitais, como arquivos, mensagens e registros online, fundamentais para comprovar a materialidade de crimes cibernéticos e agilizar as investigações. Já a genética forense realiza exames laboratoriais que permitem identificar agressores e localizar vestígios em diferentes contextos, ampliando o escopo de provas.

Completando o trabalho técnico, a perícia psíquica atua no acolhimento das vítimas e na avaliação dos impactos psicológicos, fornecendo subsídios importantes às autoridades e contribuindo para estratégias de recuperação e apoio.

A criação do núcleo reflete o investimento contínuo do governo do Estado na modernização da perícia criminal. Nos últimos dois anos, o IGP recebeu R$ 12 milhões em novas tecnologias, incluindo equipamentos capazes de desbloquear celulares modernos e extrair dados essenciais para as apurações.

As investigações podem ser iniciadas a partir de registros de ocorrência, denúncias anônimas ou monitoramento contínuo do ambiente digital. O número para denúncias é o 181, também conhecido como Disque-Denúncia, um canal seguro disponibilizado à população. Em todas as ligações, são garantidos o sigilo e o anonimato do informante.

IGP-RS