Começa a vacinação para servidores da capital

Imunização deve estar concluída na 4a feira

Servidor recebe vacina em Porto Alegre
Servidor recebe vacina em Porto Alegre - Foto: Ascom/IGP
00:00:00/00:00:00

Diretora-Geral fala sobre a vacinação para servidores do IGP

Diretora-Geral fala sobre a vacinação para servidores do IGP Crédito: IGP RS

A vacinação dos servidores do IGP, lotados em Porto Alegre, iniciou nesta segunda-feira, 12. O atendimento está concentrado no Posto do IAPI. Conforme a escala organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, hoje estão sendo vacinados os servidores com 50 anos ou mais. Amanhã serão imunizados os servidores acima de 40 anos e na 4a feira, os que tem mais de 20 anos.

Técnico em perícias está entre os primeiros vacinados: "frequentamos locais onde há infectados com Covid" - Foto: Ascom/IGP

Cerca de 500 servidores devem ser imunizados na capital. O servidor Irajá Batista foi um dos primeiros a ser vacinado. Ao ser questionado sobre a sensação de tomar a vacina, expôs seu desejo: "Eu espero que tomo mundo possa ser vacinado". Irajá, que é técnico em perícia, destaca ainda que se sente totalmente exposto ao vírus no dia a dia de trabalho: "Atendemos pessoas com todo tipo de comorbidades, até com a própria Covid", relata.

A Diretora-geral do IGP, Heloisa Kuser, saudou o início da vacinação na capital. "Para os servidores do IGP é necessária que seja feita essa vacinação para que tenham segurança no atendimento a todas as tarefas e atividades da perícia. Nós temos uma diversidade de atendimentos, e todos eles podem ser prejudiciais ou terem alguma situação de contato direto e provável contaminação. É muito importante que nossos servidores estejam imunizados para estarem fortalecidos e, assim que terminarem suas atividades, poderem voltar com segurança para suas casas", afirmou.

Em Novo Hamburgo, doações foram levadas para o 3o BPM
Em Novo Hamburgo, doações foram levadas para o 3o BPM - Foto: Divulgação/IGP

No interior, a vacinação começou na 5a feira, em municípios como Santo Ângelo e Novo Hamburgo – onde colegas dos Postos de Identificação e Criminalística arrecadaram 35 cestas básicas para doação. Antes mesmo do início desta etapa, servidores ligados à área da saúde, como peritos médico-legistas e técnicos em radiologia, já haviam se imunizado. Outro grupo foi vacinado em razão de parcerias com as prefeituras municipais. Dos 1063 servidores do IGP, cerca de 500 já receberam as vacinas.

A vacina fornecida é a Astrazeneca, produzida pela Fiocruz. A segunda dose deve ser aplicada em 90 dias.