Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Aula inaugural marca nova formação de servidores do IGP

Participaram 47 novos servidores

Publicação:

Aula inaugural
Recepção da Diretora-geral Heloisa Kuser
Por ASCOM

00:00:00/00:00:00

Confira a narração da matéria em áudio

Narração do texto Crédito: Narração: Tábata Kolling/Estagiária Ascom

Download
Um novo Curso de Formação Profissional do Instituto-Geral de Perícias iniciou na segunda-feira (15/8). A aula inaugural foi realizada no auditório do Ministério Público, em Porto Alegre. Participaram 47 novos servidores, sendo 41 que assumiram os cargos no dia 3.
São dez peritos médicos-legistas, 15 técnicos em perícias e 22 peritos criminais, das áreas de engenharia, computação, biomedicina, farmácia, biologia e psicologia.

Na solenidade, a diretora-geral do IGP, Heloisa Kuser desejou as boas-vindas aos novos servidores e explicou quais são os trabalhos feitos pelo IGP. "Espero que todos vocês, que estão entrando no Instituto-geral de Pericias, se realizem profissionalmente. É uma profissão maravilhosa”, destacou.

Os alunos também foram recepcionados pelos diretores dos departamentos do IGP e ouviram as palestras da corregedora-geral, Tathiana Suarez, do chefe da Divisão de Ensino, Lucas Klasmann, e sobre o RS Prev, regime de previdência complementar dos servidores estatutários.

A formação deste ano tem novidades. Duas disciplinas, Defesa Pessoal e Primeiros Socorros, foram incluídas no Módulo Básico. A carga horária mínima, de 360 horas, deverá chegar a 500 horas-aula por servidor, já que o volume de aulas nos módulos específico e prático costuma ser ultrapassado. No módulo Específico os servidores são separados em três turmas, conforme o cargo. É quando inicia-se o aprendizado voltado ao trabalho.

Na parte Prática é a vez de se integrarem aos plantões. Os que fazem o curso de perito médico-legista passam a conhecer as rotinas dos Postos Médico-Legais, e quem faz o curso de perito criminal acompanha os plantões de local de crime. Os técnicos em perícia vivenciam os trabalhos de remoção de corpos e dentro dos laboratórios e clínicas médicas.

A definição do local de atuação dos servidores ocorrerá após a conclusão do curso, pois depende das notas alcançadas na classificação geral.

IGP-RS